Sobre

pterígio é caracterizado por uma “pele esbranquiçada” que cresce sobre o sobre olho. Inicia-se geralmente no canto interno, próximo ao nariz, e avança em direção a pupila. Popularmente conhecida por “carne crescida no olho”, o pterígio é composto de um tecido fibrovascular que causa incomodo e desconforto. 

Indicação

A cirurgia de pterígio é indicada para pessoas que apresentam sintomas ou complicações relacionadas ao crescimento anormal desta membrana na superfície do olho. O pterígio é um tecido fibrovascular que cresce sobre a córnea, geralmente causado por fatores como exposição prolongada ao sol, vento, poeira ou irritantes ambientais.


  1. Comprometimento visual: Quando o pterígio invade a córnea e interfere na visão, alterando a curvatura ou provocando astigmatismo.
  2. Crescimento progressivo: Se o pterígio continua a crescer em direção à pupila, ameaçando cobrir a área central da córnea.
  3. Sintomas de desconforto: Irritação, sensação de corpo estranho, vermelhidão persistente ou secura ocular que não melhoram com tratamentos conservadores, como colírios.
  4. Estética ou impacto emocional: Em casos em que o pterígio é visualmente marcante e causa desconforto estético ou psicológico ao paciente.
  5. Complicações associadas: Inflamação recorrente ou formação de cicatrizes na córnea devido ao pterígio.

Como é realizada a Cirurgia

A cirurgia de pterígio é feita com anestesia local. O tecido do pterígio é removido da córnea e conjuntiva. Para prevenir recorrência, é usada uma técnica de transplante conjuntival, onde tecido saudável é retirado de outra parte do olho e enxertado na área afetada.

Autotransplante Conjuntival com Cola Biológica

Há atualmente 2 técnicas para realizar o autotranplante durante a cirurgia de pterígio. A mais comum é a utilização de pontos de nylon, o que gera bastante incomodo no pós-operatório. Uma alternativa para não utilização de pontos é realizar a fixação do tecido implantado por meio de cola biológica de fibrina. A grande vantagem dessa técnica é a rápida recuperação, que passa a ser de apenas 7 dias, além de proporcionar maior conforto na recuperação.

Onde realizar cirurgia de pterígio em Maringá

Focado em quem não tem plano de saúde, o SEUMED - Hospital de Olhos conta com profissionais especializados, com ampla experiência e excelente formação acadêmica. Possuímos centro cirúrgico oftalmológico dedicado a cirurgias oculares, realizando os procedimentos com a máxima segurança. Trabalhamos preços acessíveis nas consultas e procedimentos.


Faça agora mesmo sua avaliação. 

Nossos especialistas

Dr(a) Priscila Alves Perin

Graduação em Medicina

Universidade Estadual de Maringá - UEM


Residência em Oftalmologia

Hospital de Olhos de Londrina - HOFTALON


Subespecialização em Plástica Ocular

Hospital de Olhos de Londrina - HOFTALON


Experiência Clínica / Cirúrgica

11 anos

Compartilhe

Whatsapp